Resultado da Seleção de Projetos Educacionais 2018

A Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca torna público o resultado da seleção de projetos realizada durante o mês de Janeiro do corrente ano, pela Comissão designada por esta Secretaria:

Avaliador

Setor

Ana Laura Ferreira dos Santos

Diretoria de Ensino

Elilde Ramos

Gerência de Projetos

Erick Bernardo

Gerência de Projetos

Evana Izabely Ribeiro de Souza

Diretoria de Ensino

Gislaine Sobral Nunes

Diretoria de Ensino

Italanei Cavalcanti

Diretoria de Ensino

Maria Cristina da Paz Pinto

Coordenação Rural

Marília Leite da Silva

Diretoria de Ensino

Patrícia Chagas

Diretoria de Ensino

Foram classificados 25 projetos para receber o incentivo no valor de até R$8.000,00, de acordo com cronograma financeiro apresentado em cada projeto.

 

PROJETO

ESCOLA

RESPONSÁVEIS

01

A disseminação do sistema Braille no âmbito escolar

Maria das Dôres Cavalcanti de Albuquerque

Edenilza Medeiros de Morais

02

Projeto quebrando as barreiras da comunicação através da Libras

Pedro Serafim de Souza

Michele Alexandra Nascimento da Silva Souza

03

Eu conto daqui, tu contas de lá: história do meu povo

São José

Luciana Conceição Dutra de Moura

04

Educomunicação socioambiental: o protagonismo jovem nas águas do rio Ipojuca/PE Brasil

Armando da Costa Brito

Júlio César

Luciana da Costa

José Antônio

05

Autobiografia: uma ponte para o desenvolvimento da escrita

Agro Urbana

José Edson Bentzen

06

BibliHorta

EMEI Porto de Galinhas

Ana Cleide

Tayane Lopes

07

Abolição da escravatura: 130 anos de resistência e afirmação social de um povo

Ministro Jarbas Passarinho

Danielle Maria dos Santos e Silva

José Edson dos Santos Júnior

Juliana dos Santos Melo

08

O teatro na construção cidadã

Pedro Serafim de Souza

Sandro Gonçalves Guerra

Glaucia Maria de Lima

09

Escola na Horta

Santos Cosme e Damião

Silvânia Martins

10

Meu engenho tem leitura onde posso viajar...

Santa Luzia

Érica de Fátima Ferreira

11

Escola musicando, transformando

Nivaldo Pereira de Lima

Bárbara Siluane da Silva

Danielle Sales de Arruda Cavalcante

Seneval José

12

Valorização da cultura mística do rio Ipojuca no engenho Crauassu: O monstro do rio

São Mateus

Luiza Alves

Nilza Josefa

Valdilene Valdice

13

Contação de história com personagens agregada à tecnologia

Jesus Nazareno

Eliane Antão Albuquerque Silva

14

Contos e recontos dos engenhos de cana-de-açúcar

Bela Vista

Danielle de F. T. Ferreira

Elane Erika

Fabíola Santos M. A. Oliveira

15

Educação, cores e valores

EMEI Porto de Galinhas

Ana Cleide

Tayane Lopes

16

Leitura de textos literários no Ensino Fundamental II: ampliação do horizonte de expectativas do leitor literário

Paroquial São Miguel

Elisângela Paiva de Oliveira

17

Leitor nota 10

Mário Júlio do Rêgo

Romualdo Tavares de Oliveira

Ana Cláudia Lins Borges

18

O lúdico no ensino de Matemática através de jogos pedagógicos

Maria José Ferreira Costa

Edielson Benedito da Silva

José Roberto de Queiroz

19

Projeto Educine – Educação e Cinema na Escola

Armando da Costa Brito

Márcia Guabiraba M. O. Novaes

20

Xadrez na escola como aporte ao desenvolvimento cognitivo

Ministro Jarbas Passarinho

Lúcio Mário Eduardo dos Santos

21

Teatro: instrumento de transformação social

Santa Inês

Gecinalda Maria do Nascimento Silva

Janaína Pinheiro da Silva

Nadja Mariane da Silva Chagas

22

Consciência e Environment

Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco

Alexandro Lucas da Silva

Itamar de Santana Ribeiro

Gedalva Maria Cavalcanti da Silva

23

Projeto Identidade: quem sou e de onde eu venho

Coronel Souza Leão

Maria Adriana de Souza Silva Santos

24

Árvore dos Princípios

São Jorge

Midian Lima

25

Projeto Prazer em Ler: uma viagem capaz de romper barreiras

Santa Inês

Zuilene Pereira do Rego

 

A Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Ensino e Gerência de Projetos agradecem a todos os profissionais com seus respectivos projetos.

Parabéns aos selecionados! Pedimos que aguardem a convocação para a oficina de utilização dos recursos, conforme descreve o edital.

 

Ipojuca, 01 de Fevereiro de 2018.

NOBERTO FRANCISCO DE BARROS JÚNIOR

Secretário de Educação

 

 

 

 

EDITAL PARA SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS

 

            A Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca torna público este edital e estabelece normas para o processo de inscrição, seleção e financiamento de Projetos de natureza didático-pedagógica. As ações dos Projetos serão vivenciadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, no transcurso do ano letivo de 2018.

 

 1. DO OBJETIVO

 

Promover o incentivo à vivência da Metodologia de Projetos no âmbito das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino, de modo a contribuir para a inovação de recursos pedagógicos e das metodologias de ensino, a elevação dos índices de aprendizagens e, consequentemente, a melhoria da qualidade da educação básica.

 

2. DA AÇÃO

 

Esta ação se fundamenta nas diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e no Plano Municipal de Educação (PME) – Lei nº 1.806, de 22 de junho de 2015, que visa fomentar uma política de desenvolvimento de práticas pedagógicas que elevem a qualidade social da educação e possibilitar processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino.

 

3. DOS PARTICIPANTES

 

Poderão se inscrever neste processo seletivo de projetos escolares professores e/ou membros da equipe gestora das escolas.

3.1. Na construção dos mesmos poderão participar no máximo 3 (três) integrantes, cujas composições dos autores podem ser: professor (es), membro (s) da equipe gestora, professor (es) mais membro (s) da equipe gestora.

3.2. Os projetos que forem elaborados apenas por professores deverão ser validados pelo gestor da escola, já os que tenham em sua elaboração membros da equipe gestora da escola serão validados pela Diretoria de Ensino.

3.3. Cada escola poderá inscrever no máximo 02 (dois) projetos, em conformidade com a etapa da educação básica ou modalidade de ensino apontada no projeto, considerando a realidade socioeducacional da escola.

 

4. DAS INSCRIÇÕES

 

4.1. O período de inscrições será entre os dias 27 de novembro a 01 de dezembro de 2017, respeitando o limite de horário das 23h59.

4.2. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet no SEI – Sistema Educacional do Ipojuca www.educacao.ipojuca.pe.gov.br   No ato da inscrição, a escola deverá preencher um formulário para cada projeto com os dados dos autores e responsáveis, nome do projeto, e uma descrição.

4.3. A Secretaria de Educação não se responsabiliza pelo não recebimento da inscrição enviada pelos participantes, bem como por qualquer impossibilidade de participação em razão de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de Internet utilizado.

4.4 . Após concluído o período das inscrições, a Secretaria Municipal de Educação promoverá uma oficina de instruções para o projeto. A oficina será realizada no dia 05/12/2017, das 8h às 12h, na Escola Municipal Santo Cristo – em Ipojuca Sede.

 

5. DO PROJETO

 

            O projeto escrito deverá ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca a fim de ser analisado, até o dia 31 de dezembro de 2017, tendo a estrutura de acordo com os seguintes itens:

5.1. O texto do Projeto deve ter no mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) páginas e obedecer às regras de formatação da ABNT/2017.

5.2. O projeto deverá ser elaborado e executado por professores e/ou equipe gestora das escolas e deve conter: título, justificativa, problemática, objetivos, componentes e conteúdos curriculares, metodologia, avaliação da aprendizagem dos estudantes e do trabalho pedagógico dos autores do projeto, adequação das atividades propostas para estudantes com deficiência (caso haja estudante com deficiência nas turmas contempladas pelo projeto), cronograma temporal e financeiro, resultados esperados e referências bibliográficas.

 

6. DA SELEÇÃO

 

6.1. Na seleção dos projetos serão consideradas experiências e práticas educativas que estejam de acordo com as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, e que evidenciem, no mínimo, cinco critérios dos abaixo listados:

ü  Ações e atividades propostas no projeto articuladas com as áreas de conhecimento, os componentes curriculares, os conteúdos de ensino e com o tempo pedagógico da sala de aula;

ü  Atividades que incluam práticas sociais relacionadas aos conteúdos curriculares;

ü  Promoção de atividades que possibilitem interação entre estudantes, professores e comunidade escolar;

ü  Ações didático-pedagógicas inovadoras e de caráter interdisciplinar;

ü  Práticas pedagógicas diversificadas que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem;

ü  Vivências que fortaleçam a integração entre a escola e a família;

ü  Ações pedagógicas que contemplem o estudo de conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros, definidos na Lei 11.645/2008;

ü  Uso de temas transversais e outros de relevância social, como por exemplo: combate ao uso de drogas; diversidade sociocultural; violência na escola; educação para o trânsito; indisciplina; direitos das crianças e adolescentes; condição e direitos dos idosos; preservação do meio ambiente; trabalho, ciência e tecnologia; violência contra a mulher; entre outros.

ü  Ampliação da qualidade social da educação, ou seja, ações que promovam a melhoria dos indicadores de aprendizagem, a redução da evasão escolar, a diminuição da repetência e a melhoria da frequência escolar.

6.2. Serão desclassificados os projetos que não atenderem a todos os critérios estabelecidos neste edital.

 

7. DOS RECURSOS FINANCEIROS:

 

O financiamento dos projetos será com recursos oriundos da Administração Municipal, através do repasse dos valores por meio das Unidades Executoras (PROESCOLA), utilizando-se dos mesmos procedimentos e orientações das resoluções do FNDE para compra e aquisição de materiais necessários ao desenvolvimento dos projetos. Cada projeto terá o financiamento definido por portaria da Secretaria Municipal de Educação, inerente ao PROESCOLA, específica para este fim de até R$ 8.000,00 (oito mil reais) e seus autores deverão obrigatoriamente participar das oficinas de orientação para aplicação dos recursos e de consolidação dos projetos didático-pedagógicos.

A culminância do projeto será de inteira responsabilidade de seus autores/escola e deverá ser feita na unidade educacional com ampla participação da comunidade.

Salientamos que só é permitida a aquisição de materiais de consumo, classificadas na natureza de custeio conforme orientação do FNDE, sendo proibida a contratação de serviços.

 

8. OS RESULTADOS

 

Serão selecionados 25 projetos por uma Comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação, no período de 02 a 31 de janeiro de 2018, a partir dos critérios estabelecidos neste Edital. O resultado será divulgado no dia 01 de fevereiro de 2018, através do Sistema de Educação de Ipojuca – SEI www.educacao.ipojuca.pe.gov.br .

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão e Gerência de Projetos da Secretaria de Educação do Ipojuca. 

 

 

Ipojuca, 24 de novembro de 2017.

 

 

NOBERTO FRANCISCO DE BARROS JÚNIOR

Secretário da Educação

Resultado da Seleção de Projetos Educacionais 2018

               A Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca torna público o resultado da seleção de projetos realizada durante o mês de Janeiro do corrente ano, pela Comissão designada por esta Secretaria:

Avaliador

Setor

Ana Laura Ferreira dos Santos

Diretoria de Ensino

Elilde Ramos

Gerência de Projetos

Erick Bernardo

Gerência de Projetos

Evana Izabely Ribeiro de Souza

Diretoria de Ensino

Gislaine Sobral Nunes

Diretoria de Ensino

Italanei Cavalcanti

Diretoria de Ensino

Maria Cristina da Paz Pinto

Coordenação Rural

Marília Leite da Silva

Diretoria de Ensino

Patrícia Chagas

Diretoria de Ensino

 

Foram classificados 25 projetos para receber o incentivo no valor de até R$8.000,00, de acordo com cronograma financeiro apresentado em cada projeto.

 

PROJETO

ESCOLA

RESPONSÁVEIS

01

A disseminação do sistema Braille no âmbito escolar

Maria das Dôres Cavalcanti de Albuquerque

Edenilza Medeiros de Morais

02

Projeto quebrando as barreiras da comunicação através da Libras

Pedro Serafim de Souza

Michele Alexandra Nascimento da Silva Souza

03

Eu conto daqui, tu contas de lá: história do meu povo

São José

Luciana Conceição Dutra de Moura

04

Educomunicação socioambiental: o protagonismo jovem nas águas do rio Ipojuca/PE Brasil

Armando da Costa Brito

Júlio César

Luciana da Costa

José Antônio

05

Autobiografia: uma ponte para o desenvolvimento da escrita

Agro Urbana

José Edson Bentzen

06

BibliHorta

EMEI Porto de Galinhas

Ana Cleide

Tayane Lopes

07

Abolição da escravatura: 130 anos de resistência e afirmação social de um povo

Ministro Jarbas Passarinho

Danielle Maria dos Santos e Silva

José Edson dos Santos Júnior

Juliana dos Santos Melo

08

O teatro na construção cidadã

Pedro Serafim de Souza

Sandro Gonçalves Guerra

Glaucia Maria de Lima

09

Escola na Horta

Santos Cosme e Damião

Silvânia Martins

10

Meu engenho tem leitura onde posso viajar...

Santa Luzia

Érica de Fátima Ferreira

11

Escola musicando, transformando

Nivaldo Pereira de Lima

Bárbara Siluane da Silva

Danielle Sales de Arruda Cavalcante

Seneval José

12

Valorização da cultura mística do rio Ipojuca no engenho Crauassu: O monstro do rio

São Mateus

Luiza Alves

Nilza Josefa

Valdilene Valdice

13

Contação de história com personagens agregada à tecnologia

Jesus Nazareno

Eliane Antão Albuquerque Silva

14

Contos e recontos dos engenhos de cana-de-açúcar

Bela Vista

Danielle de F. T. Ferreira

Elane Erika

Fabíola Santos M. A. Oliveira

15

Educação, cores e valores

EMEI Porto de Galinhas

Ana Cleide

Tayane Lopes

16

Leitura de textos literários no Ensino Fundamental II: ampliação do horizonte de expectativas do leitor literário

Paroquial São Miguel

Elisângela Paiva de Oliveira

17

Leitor nota 10

Mário Júlio do Rêgo

Romualdo Tavares de Oliveira

Ana Cláudia Lins Borges

18

O lúdico no ensino de Matemática através de jogos pedagógicos

Maria José Ferreira Costa

Edielson Benedito da Silva

José Roberto de Queiroz

19

Projeto Educine – Educação e Cinema na Escola

Armando da Costa Brito

Márcia Guabiraba M. O. Novaes

20

Xadrez na escola como aporte ao desenvolvimento cognitivo

Ministro Jarbas Passarinho

Lúcio Mário Eduardo dos Santos

21

Teatro: instrumento de transformação social

Santa Inês

Gecinalda Maria do Nascimento Silva

Janaína Pinheiro da Silva

Nadja Mariane da Silva Chagas

22

Consciência e Environment

Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco

Alexandro Lucas da Silva

Itamar de Santana Ribeiro

Gedalva Maria Cavalcanti da Silva

23

Projeto Identidade: quem sou e de onde eu venho

Coronel Souza Leão

Maria Adriana de Souza Silva Santos

24

Árvore dos Princípios

São Jorge

Midian Lima

25

Projeto Prazer em Ler: uma viagem capaz de romper barreiras

Santa Inês

Zuilene Pereira do Rego