SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO - DDE

 

EDITAL Nº 08 DE 17 DE AGOSTO DE 2022

I MARATONA DE MATEMÁTICA DO IPOJUCA - MMI

. TEMA: MATEMATICANDO

 

  1. 1.         APRESENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), apresenta a I MARATONA DE MATEMÁTICA DO IPOJUCA - MMI que visa promover para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e das modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Inclusiva e Educação do Campo, o estudo e a prática da matemática de forma lúdica e significativa, desenvolvendo conhecimentos focados nas mais diversas aplicações cotidianas.

Para tanto, segue-se o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência do Ipojuca sobre o papel da escola em preparar o estudante para vivenciar a matemática e aplicá-la em diferentes contextos, compreendendo que ela está presente nas mais diversas áreas do conhecimento.

Para a Educação Infantil, deve-se garantir os direitos de aprendizagem relacionando-os com os campos de experiências/objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, por meio de atividades diferenciadas que envolvam o uso da matemática de forma lúdica e prazerosa.

Na Educação Especial Inclusiva, o trabalho poderá ser pautado na exploração das tecnologias assistivas por meio de jogos e intervenções pedagógicas planejadas de forma sistematizada e intencional, de modo que respeite as especificidades e valorize as potencialidades dos estudantes, com intuito de desenvolver as habilidades do Currículo.

Em todas as etapas e modalidades de ensino, a Matemática pode ser desenvolvida por meio de práticas interdisciplinares e experiências educativas baseadas na realidade em que o estudante vive, como remete o Currículo Referência do Ipojuca

 

Uma perspectiva do ensino da Matemática é focada na promoção do letramento matemático, pois não se limita ao conhecimento de conceitos, teoremas, axiomas, dados e procedimentos matemáticos, ainda que sejam muito importantes, pois são seus alicerces. Nem tampouco se limita às habilidades de realizar as operações com destreza e cumprir com certos métodos. Precisa-se da combinação desses elementos para atender às necessidades da vida real do indivíduo, consciente de seu papel como cidadão (IPOJUCA 2020, p. 422).

 

 

A I MMI vem contribuir para a realização de práticas pedagógicas centradas em atividades lúdicas que possibilitem ao estudante desenvolver, desde a primeira infância, o raciocínio lógico, a criatividade e as habilidades cognitivas e socioemocionais. Nesse cenário, propõe-se também a vivência da temática Educação para o Consumo e Educação Financeira e Fiscal (IPOJUCA, 2020) na sala de aula, pois é um tema transversal e integrador que tem relação com o empreendedorismo, a compreensão da economia financeira, o consumo responsável, a resolução de problemas e a tomada de decisões que envolvem a vida pessoal, familiar e social do estudante.

A partir disso, a Secretaria de Educação do Ipojuca desenvolverá várias ações de incentivo ao letramento matemático, sugerindo às unidades escolares as seguintes temáticas: brincadeiras e jogos, educação financeira e empreendedorismo, matemática e suas tecnologias, contemplando as cinco Unidades Temáticas do componente: Números; Geometria; Grandezas e medidas; Álgebra; Probabilidade e Estatística. Ressaltando que as atividades desenvolvidas devem estar em conformidade com o Organizador Curricular do 3º Bimestre das diversas etapas e modalidades de ensino.

 

  1. 2.       DO OBJETIVO

2.1.   Objetivo geral:

 

Mobilizar as unidades de ensino do Ipojuca para a promoção de práticas pedagógicas que priorizem atividades matemáticas lúdicas e significativas, contribuindo para a aplicabilidade desse componente nas ações do cotidiano, reconhecendo sua importância para compreensão do mundo e, consequentemente, a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

 

2.2.   Objetivos específicos:

 

  • Abordar na formação continuada em rede a temática: Letramento Matemático;
  • Estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas, visando despertar nos estudantes a curiosidade, a investigação, a resolução de problemas, a educação financeira e o prazer por aprender matemática;
  • Promover a socialização dos conhecimentos mobilizados durante a I Maratona Matemática do Ipojuca em um evento expositivo e festivo;
  • Vivenciar práticas pedagógicas que possibilitem desmistificar a matemática, levando conhecimento científico de forma lúdica e em situações diárias.

 

  3.   METODOLOGIA

 

3.1 A I MMI será desenvolvida em três etapas: Formação continuada em rede com a temática Letramento Matemático, Maratona em sala de aula e Expo do Conhecimento Matemático.

 

3.2 Etapa 1 - Da formação continuada em rede:

3.2.1 Na formação será abordada a temática: Letramento Matemático.

3.2.2Desenvolvimento Temático: Letramento Matemático - a Formação Continuada em Rede deve oportunizar ao professor que dela participe desenvolver os conhecimentos e competências necessárias ao seu aperfeiçoamento profissional, contribuindo para a reflexão da sua prática e a promoção de um ensino de qualidade.

Nesse contexto, considerando a I MARATONA DE MATEMÁTICA DO IPOJUCA, a Formação Continuada em Rede de Professores do mês de agosto/2022 oportuniza aos docentes analisar, discutir e vivenciar metodologias, estudos e práticas pedagógicas centradas em atividades lúdicas que desenvolvam o raciocínio lógico e a habilidade de resolver problemas, sobretudo aqueles que tenham relação com o cotidiano do discente.

 

3.3 Etapa 2- Da Maratona Matemática em sala de aula:

3.3.1Nessa etapa, as unidades de ensino deverão promover diversas práticas pedagógicas, elaboradas pela equipe docente com a colaboração e acompanhamento da coordenação pedagógica e demais membros da equipe gestora, com foco nas atividades matemáticas lúdicas e significativas, buscando o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e das habilidades cognitivas e socioemocionais do estudante.

Cabe aos docentes pôr em prática as atividades diversificadas planejadas, fazendo uso de diversos recursos pedagógicos, tais como: brincadeiras, jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, trilhas, dinâmicas de grupo, construção de sólidos geométricos, construção de jogos matemáticos (envolvendo as operações fundamentais, cálculo mental e outros), que poderá ter ou não relação com os jogos esportivos (a exemplo do “tiro ao alvo” , “boliche”, etc.) com o intuito de fomentar um trabalho interdisciplinar, integrando os professores de todos componentes curriculares. Esses jogos poderão ser elaborados a partir de materiais recicláveis coletados e customizados pelos próprios estudantes em conjunto com seu professor.

Durante essa etapa, a temática: Educação para o Consumo e Educação Financeira e Fiscal, que é um dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores do Currículo Referência do Ipojuca, deverá ser contemplada em todos os componentes curriculares do Ensino Fundamental e da EJA e nos campos de experiências da Educação Infantil.

 

3.3.2 Da indicação das práticas em sala de aula:

 

ESTUDANTES

 

ETAPA/ANO/MODALIDADE

TEMÁTICAS

 

Educação Infantil

Multiculturalismo e Empreendedorismo na Educação Infantil

- Mercadinho comunitário;

- Fábrica de brinquedos;

- Fábrica de jogos e brincadeiras;

- Feira do empreendedor;

- Barracas dos sonhos.

- O poder da troca

 

1º e 2º Anos

Brincando com a matemática: jogos e brincadeiras

- Produção de material gráfico e/ou audiovisual sobre a História da matemática;

- Jogos de tabuleiro;

- Quebra-cabeça;

- Trilhas;

- Boliches;

- Desafios/quizzes;

- entre outros.

 

 

 

3º, 4º e 5º Anos

Educação Financeira:

- Produção de material gráfico e/ou audiovisual sobre a História da matemática e do sistema monetário brasileiro;

- Construção de brinquedos com materiais recicláveis e exposição para simulação de compra e venda dos mesmos;

- Construção de jogos matemáticos (envolvendo as operações fundamentais, cálculo mental, raciocínio lógico, situações problemas etc.).

 
 

6º e 7º Anos

Educação Financeira:

- Produção de material gráfico e/ou audiovisual sobre a História da matemática e do sistema monetário brasileiro;

- Gincanas;

- Circuito Matemático (sequência de desafios a serem solucionados pelos estudantes através de revezamento).

- Pesquisa aplicada e tratamento de dados (Mapeamento da Comunidade - escolar e/ou local);

- Maratona de jogos online (plataformas como o phet  simulation, Wordwall, etc.).

 

8º e 9º Anos

- Produção de material gráfico e/ou audiovisual sobre a História da matemática e do sistema monetário brasileiro;

- Matemática e suas tecnologias;

- Feira do Empreendedor;

- Robótica (confecção de robôs utilizando sucata);

- Gincanas;

- Maratona de jogos online (plataformas como o phet  simulation, Wordwall, etc.);

- Localização espacial e deslocamento, (simular trajetórias com uso de GPS e outros).

 

EJA Fases I, II, III e IV

Educação para o Consumo e Educação Financeira e Fiscal:

- Produção de material gráfico e/ou audiovisual sobre a História da matemática e do sistema monetário (pesquisa, exposição de cartazes, vídeos, dramatizações, etc.);

-Empreendedorismo (comércio informal, serviços informais, artesanato, gastronomia…)

- Finanças e Consumo responsável (vídeos/podcasts, construção de planejamento financeiro que contemple: renda, comprometimento da renda, juros, porcentagem, lucro/prejuízo, vantagem/desvantagem… minimalismo/consumir-melhor e menos, evitando desperdício, levando em conta os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos dos produtos adquiridos e dos recursos naturais usados no seu dia a dia.

- Feira do empreendedor (exposições artísticas, comercialização de artesanato, gastronomia, produtos de cultivo agrícola, bem como a oferta de serviços como os de beleza e/ou outro.

 

* Os educadores deverão observar o nível de complexidade das atividades e adequá-las ao perfil de sua turma em consonância com os objetos de conhecimento e as habilidades dos organizadores curriculares.

 

           

3.4 Etapa 3 - Da Expo do Conhecimento Matemático:

 

3.4.1 Nessa etapa, as unidades de ensino deverão realizar um evento de culminância festivo para exposição dos produtos resultantes das atividades desenvolvidas na etapa anterior.

3.4.2 Será facultado às unidades de ensino convidar para o evento os pais ou responsáveis e outros membros da comunidade para que possam prestigiá-lo.

3.4.3 A realização da Expo do Conhecimento Matemático deverá seguir a previsão estabelecida no cronograma abaixo, pois a mesma receberá a equipe técnica da SME que, além de prestigiar o evento, entregará os Certificados e Troféus de participação às unidades de ensino e enviará Certificados Digitais para os professores participantes.

CRONOGRAMA DA EXPO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

ESCOLAS POR DISTRITO/LOCALIDADE

DATAS

DISTRITO/LOCALIDADE

03/10/2022

CAMPO

04/10/2022

CAMELA

05/10/2022

NOSSA SENHORA DO Ó

06/10/2022

IPOJUCA - SEDE

07/10/2022

PRAIAS

 

 

  1. QUADRO DE AÇÕES DESTE EDITAL

 

ATIVIDADES

DATA

1. Divulgação do edital da I Maratona Matemática do Ipojuca.

16 de agosto de 2022

2. Formação para professores da rede municipal de ensino.

de 01 a 31 de agosto de 2022

3. Maratona das práticas nas unidades de ensino.

de 22 de agosto a 16 de setembro de 2022

4. Envio para o e-mail maratonadamatematica@educacao.ipojuca.pe.gov.br o cronograma com a relação das apresentações, horários e professores envolvidos. (anexo 1)

26, 27 e 28 de setembro de 2022

5. Expo do Conhecimento Matemático:

Evento de culminância festivo para exposição nas unidades escolares.

de 03 a 07 de outubro de 2022

6. Envio de questionário avaliativo sobre a I MMI através do Google Forms.

até 10 de outubro de 2022

 

  1. AVALIAÇÃO

5.1 As Unidades de Ensino deverão analisar e dialogar sobre o desenvolvimento das atividades planejadas e executadas na I MMI visando possíveis ajustes teórico-metodológicos e o cumprimento de todos os prazos previstos no cronograma, para evitar contratempos e identificar os pontos a serem aprimorados nesta edição e/ou nas posteriores.

5.2 A Secretaria Municipal de Educação fará o acompanhamento e o monitoramento das atividades desenvolvidas durante toda a realização da I MMI, também será enviado questionário avaliativo através do Google Forms.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

6.1 Todas as Unidades Municipais de Ensino deverão participar da “I Maratona Matemática do Ipojuca”;

6.2 Cabe a coordenação pedagógica e a equipe gestora orientar, apoiar e acompanhar os professores no cumprimento deste edital;

6.3 Os professores da rede municipal de ensino deverão planejar e desenvolver atividades matemáticas diversificadas que sejam lúdicas e significativas;

6.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino da Secretaria de Educação do Ipojuca;

6.5 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

 

Ipojuca, 17 de agosto de 2022.

 

FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO

Secretário Municipal de Educação do Ipojuca

 

 

Chancela:

 

SÍLVIA HELENA VASCONCELOS DA SILVA

Diretoria de Desenvolvimento

 do Ensino - DDE

 

ANEXO EDITAL