SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO - DDE

 

EDITAL Nº 03 DE 02 DE MARÇO DE 2023

 II FESTIVAL LITERÁRIO DO IPOJUCA — FLIPOJUCA

 TEMA: IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

 

  1. APRESENTAÇÃO

 

A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, apresenta o II Festival Literário do Ipojuca – Flipojuca que visa incentivar o letramento literário dos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Educação do Campo, ampliando as perspectivas de um futuro melhor para os estudantes ipojucanos da rede municipal a partir do contato destes com o texto literário visto como artefato criativo impulsionador do desenvolvimento de aspectos cognitivos, educativos, afetivos, sociais, críticos e estéticos.

Por meio do II Flipojuca, a rede municipal empenha-se em criar condições favoráveis à implementação do Currículo Referência do Ipojuca por meio de práticas significativas de fruição literária — rodas de leitura, contação de histórias, tertúlias, oficinas de produção escrita, leituras dramatizadas, apresentações teatrais, convivências em praças literárias e bibliotecas etc. —, compreendendo a Educação Literária enquanto necessidade vital do desenvolvimento humano e direito de aprendizagem de todos os estudantes.

 

1.1 Tema

 

O II Flipojuca traz como tema "Ipojuca: um mar de inspiração". Ao longo das vivências do Festival, espera-se que os professores envolvidos na ação valorizem mediações de práticas de linguagem que estreitem os vínculos dos estudantes com o mar, resgatando histórias da comunidade, reconhecendo e valorizando modos de viver da população ipojucana, problematizando a preservação dos oceanos e o engajamento social, estimulando a exploração da força poética/metafórica do mar e a identificação de correlações entre o mar e sentimentos/comportamentos humanos.

 

1.2 O II Flipojuca e a efetivação do Currículo Referência do Ipojuca

 

O II Flipojuca busca garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes previstos no Currículo Referência do Ipojuca. No Currículo estão organizados numerosos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que poderão guiar as práticas educativas da Educação Infantil, principalmente, nos campos de experiência Eu, o outro e o nós e Escuta, fala, pensamento e imaginação. Do mesmo modo, estão elencadas no Organizador Curricular de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, sobretudo no campo artístico-literário, inúmeras habilidades que poderão dar suporte ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas turmas de anos iniciais e finais.

Sendo assim, cada unidade de ensino, ao longo das etapas do Festival, deve planejar e desenvolver práticas educativas à luz das concepções do Currículo, valorizando processos colaborativos e reflexivos que envolvam professores, demais profissionais da unidade de ensino e familiares em favor de que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento/objetos de conhecimento sejam alcançados por todos os estudantes.

 

2. DO OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral:

 

Promover o II Festival Literário do Ipojuca – Flipojuca nas unidades de ensino da rede municipal.

 

2.2 Objetivos específicos:

●       Fomentar o letramento literário;

●       Estimular o hábito de leitura;

●       Incentivar a leitura de textos de diferentes gêneros literários;

●       Incentivar a produção textual de diferentes gêneros literários;

●  Incentivar o uso da linguagem oral, principalmente, com finalidades artísticas;

●       Desenvolver a criatividade e o senso crítico e estético;

●       Favorecer a expressão de sentimentos;

●       Valorizar e fruir as expressões artísticas, sobretudo as literárias;

●       Ampliar o repertório cultural.

 

3. ETAPAS DO FESTIVAL

3.1 O II Flipojuca será desenvolvido em quatro etapas: práticas em sala de aula; Sarau Literário; Festival e publicação de livro (em formato impresso e e-book).

 

3.2 Etapa 1 - Das práticas em sala de aula: serão vivenciadas diversas atividades, à escolha do professor, com foco na fruição do texto literário — roda de leitura, leitura individual e compartilhada, oficina de produção textual, jogral, recital, reconto, dramatização, contação de histórias, brincadeiras de roda, apresentação teatral, apresentação musical, tertúlia, etc. — e a produção textual de um gênero específico para cada etapa/ano/modalidade com o tema Ipojuca: um mar de inspiração quedeverá trazer elementos da temática proposta de forma criativa e estética, seja no sentido literal seja no metafórico.

 

3.2.1 As práticas em sala de aula deverão contemplar a produção de um gênero textual específico a cada etapa/ano/modalidade, conforme se apresenta na tabela a seguir:

 

ESTUDANTES

ETAPA/ANO/MODALIDADE

CATEGORIA

Educação Infantil

Reconto (ilustrado com colagem)

1º e 2º ANOS

Reconto (ilustrado com colagem)

3º ANO

Quadrinha

4º e 5º ANOS

Poema

6º e 7º ANOS

Memórias literárias

8º e 9º ANOS

Crônica

EJA I e II

Poema

EJA III e IV

Memórias literárias

 

 

PROFESSORES

De todas as etapas, anos e modalidades

Relato de prática

 

3.2.2 O processo de produção dos gêneros textuais ocorrerá por meio de escrita colaborativa (texto coletivo da turma tendo o professor como escriba) ou individual em conformidade ao que se apresenta na tabela a seguir:

 

 

PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS

ESCRITA COLABORATIVA

(texto coletivo tendo o professor como escriba)

ESCRITA INDIVIDUAL

Reconto (ilustrado com colagem) - Educação Infantil

Reconto (ilustrado com colagem) - 1º e 2º anos

Poema - EJA I e II

 

Quadrinha - 3º anos

Poema - 4º e 5º anos

Memórias literárias - 6º e 7º anos

Memórias literárias - EJA III e IV

Crônica - 8º e 9º anos

Relato de prática - professores

 

3.2.3 Os gêneros textuais a serem produzidos colaborativamente (texto coletivo da turma) terão por escriba o próprio professor das turmas.

3.2.4 Nos contextos de produção colaborativa, o professor deverá empenhar-se em envolver todos os estudantes da turma.

3.2.5 Após a produção colaborativa do gênero reconto, o professor solicitará aos estudantes envolvidos que façam uma colagem relacionada à temática do reconto, utilizando materiais diversos — diferentes tipos de papéis, pedaços de tecidos, algodão, palitos, lantejoulas, glitter, sementes, grãos, serragem, folhas secas, recortes de revistas, fotografias etc. — para a ilustração do texto coletivo em papel sulfite A3, A4 ou cartolina.

3.2.5.1 Sugerimos que a colagem, nas turmas da Educação Infantil, ocorra coletivamente ou em grupos de 4 ou mais crianças.

3.2.5.2 Sugerimos que a colagem, nas turmas do 1º e do 2º anos, ocorra em duplas ou individualmente e que os estudantes possam inserir na arte pequenas legendas escritas em próprio punho.

3.2.5.3 Na colagem, todo o limite da folha deve ser usado.

3.2.6 Nos contextos de produção textual individual, o professor deverá empenhar-se em garantir que cada um dos estudantes produza seu texto.

3.2.7 Os professores produzirão, caso desejem, relatos de prática para socialização das experiências com suas turmas quanto à execução e resultados obtidos com as atividades do II Flipojuca: pontos positivos e/ou negativos, superação das dificuldades, pontos de atenção, práticas exitosas, impressões etc.

3.2.8 Cada professor participante do Festival possui livre arbítrio para produzir ou não um relato de prática.

3.2.9 Da indicação de tamanho/extensão das produções textuais:

 

CATEGORIA

TAMANHO/EXTENSÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Reconto - Educação Infantil

No mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas.

Reconto - 1º e 2º anos

No mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

Quadrinha - 3º ano

Exatamente 4 linhas/versos.

Poema  - 4º e 5º anos

 

No mínimo 4 linhas/versos e no máximo 20 linhas/versos.

Memórias literárias - 6º e 7º anos

No mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

Crônica - 8º e 9º anos

No mínimo 25 linhas e no máximo 50 linhas.

Poema - EJA I e II

No mínimo 4 linhas/versos e no máximo 30 linhas/versos.

Memórias literárias - EJA III e IV

No mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

Relato de prática - Professores

No mínimo 3.000 caracteres com espaços e no máximo 10.000 caracteres com espaços.

 

3.2.10 As produções textuais dos estudantes e dos professores serão apresentadas no Sarau Literário (item 3.4), em cada uma das unidades de ensino.

3.2.11 Finalizadas as produções textuais, a equipe gestora de cada unidade de ensino será responsável por criar e coordenar uma Comissão Julgadora Escolar encarregada de selecionar o texto que representará a unidade de ensino em cada uma das categorias em que participar.

3.2.12 A Comissão Julgadora Escolar deverá ser composta por no mínimo 3 (três) avaliadores, os quais podem ser professores e outros profissionais da unidade de ensino e de outras unidades; representantes de pais de estudantes e representantes da comunidade[1].

3.2.13 Os professores da própria unidade de ensino não poderão ser avaliadores nas categorias em que concorrerem.

3.2.14 É preferível que os avaliadores sejam reconhecidos pelo domínio da língua portuguesa.

3.2.15 Todos os membros da Comissão Julgadora Escolar deverão respeitar os critérios descritos no Anexo I no decorrer das atividades de avaliação e seleção dos textos.

3.2.16 A Comissão Julgadora Escolar deverá selecionar 1 (um) texto de cada categoria para representar a unidade de ensino[2].

3.2.17 Em se tratando da categoria Reconto, a Comissão Julgadora Escolar deverá escolher, para ilustrar a produção coletiva selecionada para representar a unidade de ensino, 1 (uma) colagem da respectiva turma.

3.2.18 Ao final do processo de seleção, o gestor da unidade de ensino deverá enviar, por meio do preenchimento do formulário online II FLIPOJUCA: INSCRIÇÕES, as produções que representarão a unidade de ensino e fornecer outras informações, dentro do prazo estabelecido na seção 4[3].

3.2.19 Os textos selecionados deverão ser enviados no formulário online de acordo com a folha padrão de cada gênero, conforme os Anexos III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X e XI em formato PDF.

3.2.20 As colagens da categoria reconto deverão ser escaneadas/digitalizadas e enviadas em formatos PDF, PNG ou JPG (JPEG), constando apenas a própria arte do estudante[4].

3.2.21 O professor de cada turma será responsável por fornecer as informações necessárias à equipe gestora para o preenchimento da folha padrão, escaneamento/digitalização dos desenhos e/ou pinturas e digitação das produções textuais escritas.

3.2.22 As produções textuais escritas devem ser digitadas no espaço "PRODUÇÃO TEXTUAL" da folha padrão[5] em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

3.3 Finalizado o prazo de envio das produções textuais, as equipes da Diretoria de Ensino serão responsáveis por criar e coordenar uma Comissão Julgadora Municipal encarregada de selecionar os textos que serão publicados no livro "Ipojuca: um mar de inspiração", de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo I.

3.3.1 A Comissão Julgadora Municipal deverá ser composta por no mínimo 1 (um) avaliador de cada equipe de trabalho diretamente envolvida com as ações do II Flipojuca: Gerência de Educação Infantil, Gerência dos Anos Iniciais, Gerência dos Anos Finais, Gerência de Escola em Tempo Integral, Gerência das Escolas do Campo, Gerência da Educação de Jovens e Adultos, Gerência de Projetos, Gerência de Arte e Cultura, Gerência de Formação Continuada, Gerência de Educação Inclusiva, Analistas Educacionais Técnicos de Ensino por Componentes, Pedagogas[6].

3.3.2 Todos os membros da Comissão Julgadora Municipal deverão respeitar os critérios descritos no Anexo I no decorrer das atividades de avaliação e seleção dos textos.

3.3.3 A decisão da Comissão Julgadora Municipal terá caráter irrevogável.

3.3.4 Após a divulgação dos resultados da seleção municipal, as unidades de ensino cujas produções textuais sejam selecionadas para compor o livro "Ipojuca: um mar de inspiração" deverão encaminhar o Termo Digital de Autorização para Uso de Texto, Imagem e Voz (ver anexo II), por meio do link TERMO DE AUTORIZAÇÃO, para serem devidamente preenchidos pelos pais ou responsáveis dos estudantes menores de 18 anos, observando o prazo disposto na seção 4.

3.4 Etapa 2 - Do Sarau Literário: será realizado um evento literário festivo em cada unidade de ensino participante do Festival para a apresentação das produções textuais de cada turma e dos relatos de prática e para a vivência de diversas atividades voltadas para a fruição do texto literário: roda de leitura, jogral, recital, reconto, dramatização, contação de histórias, apresentação teatral, apresentação musical, etc.

3.4.1 A equipe gestora e os professores de cada unidade de ensino possuem total autonomia para juntos definirem a programação do Sarau Literário.

3.4.2 A equipe gestora e os professores de cada unidade de ensino deverão eleger, em comum acordo, uma das apresentações do Sarau Literário para representar a unidade de ensino no dia do Festival.

3.4.3 A realização do Sarau Literário, em cada unidade de ensino, deverá ocorrer conforme a data estabelecida na tabela da seção 4.

3.5 Etapa 3 - Do Festival: será realizado um evento literário festivo com representações de toda a rede municipal de ensino para a divulgação das produções textuais selecionadas para compor o livro "Ipojuca: um mar de inspiração" e para a vivência de diversas atividades voltadas para a fruição do texto literário: roda de leitura, jogral, recital, reconto, dramatização, contação de histórias, apresentação teatral, apresentação musical etc.

3.5.1 O Festival ocorrerá de modo concomitante à Feira do Livro do Litoral Sul.

3.6 Etapa 4 - Da publicação do livro: será publicado o livro "Ipojuca: um mar de inspiração" composto pelas produções textuais selecionadas pela Comissão Julgadora Municipal, observando-se que a seleção de textos contemple todas as categorias previstas no item 3.2.1 e de acordo com os critérios avaliativos estabelecidos no Anexo I.  

3.6.1 O lançamento do livro ocorrerá ao longo da programação da Feira do Livro do Litoral Sul[7].

3.7 Nas etapas das práticas em sala de aula, do Sarau Literário e do Festival, estão previstas ações coordenadas pela Gerência de Arte e Cultura para levar às unidades de ensino e para o Festival interações e apresentações teatrais com a participação da personagem Leiturinha e vivências do projeto Praça Literária[8].

 

4 CRONOGRAMA

 

ETAPA

DATA

Divulgação do edital do II Flipojuca

03/03/2023

Práticas em sala de aula

03/03 a 29/05/2023

Seleção das produções textuais pela Comissão Julgadora Escolar

até 26/05/2023

Envio das produções textuais para a Comissão Julgadora Municipal

até 26/05/2023

Seleção das produções textuais pela Comissão Julgadora Municipal

29/05 a 09/06/2023

Sarau Literário

29/05 - unidades de ensino do campo

 

30/05 - unidades de ensino de Camela e Escolas de Tempo Integral do Campo

 

31/05 - unidades de ensino de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi

 

01/06 - unidades de ensino de Nossa Senhora do Ó

 

02/06 - unidades de ensino de Ipojuca-Sede

Divulgação dos resultados da seleção municipal de produções textuais

09/06

Envio do Termo Digital de Autorização para Uso de Texto, Imagem e Voz dos estudantes menores de 18 anos

09 a 16/06

II Flipojuca

Em agosto[9]

Lançamento do livro

Em agosto[10]

 

 

5 CERTIFICAÇÃO/PREMIAÇÃO

5.1 Todos os estudantes cujas produções textuais sejam selecionadas pela Comissão Julgadora Municipal para compor o livro receberão medalhas e certificados de participação.

5.2 Todos os professores cujos estudantes tenham sido selecionados para publicar seus textos receberão certificados digitais de participação.

5.3 Todos os professores cujos relatos de prática sejam selecionados pela Comissão Julgadora Municipal para compor o livro receberão certificados e brindes.

5.4 Todas as unidades de ensino cujos estudantes e/ou professores tenham sido selecionados para publicar seus textos receberão placas de participação.

 

6  AVALIAÇÃO

6.1 Ao longo de todas as etapas do II Flipojuca e após o encerramento destas, todas as equipes da Secretaria de Educação e das unidades de ensino diretamente envolvidas com a elaboração e execução das ações do Festival deverão analisar e dialogar sobre o desenvolvimento das atividades planejadas para: assegurarem-se de que os objetivos previstos neste edital estão sendo alcançados; ajustarem metodologias e cronogramas; garantirem o cumprimento dos prazos; evitarem contratempos e identificarem pontos a serem aprimorados nesta e nas próximas edições do Festival.

 

7  CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 Cada estudante poderá participar da seleção apenas uma vez e somente em uma categoria como autor de texto, de acordo com a etapa/fase/modalidade em que estiver matriculado.

7.2 Cada professor poderá participar da seleção em todas as unidades de ensino em que ministra aulas, inclusive, produzindo relatos de experiência distintos para cada uma das turmas em que tenha vivenciado as atividades previstas para cada uma das etapas do Festival se assim desejar.

7.3 A autoria dos trabalhos dos estudantes deverá ser sempre única e exclusiva destes, estando restrita a participação do professor, no que diz respeito especificamente à produção textual colaborativa de acordo com o estabelecido em 3.2.2, à atuação como escriba e à mediação, orientação para as atividades e encaminhamento das produções para a equipe gestora. Quanto aos demais gêneros a serem produzidos individualmente por cada um dos estudantes, a participação do professor limitar-se-á a mediar, orientar as atividades e encaminhar as produções para a equipe gestora.

7.4 Os trabalhos enviados após o prazo indicado serão automaticamente excluídos.

7.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino da Secretaria de Educação do Ipojuca.

  Ipojuca, 02 de março de 2023.

 

FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO

Secretário Municipal de Educação

 

 

CHANCELA:

 

             KARLA CRISTIAN DA SILVA

  Diretoria de Desenvolvimento  do Ensino - DDE

ANEXO I – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS

 

1. Dos critérios de seleção

1.1 Reconto (Educação Infantil III, IV e V; 1º e 2º anos)

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Ipojuca: um mar de inspiração"

1,0

●        O reconto se reporta, de forma singular, a algum aspecto do mar?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

●        O reconto reconstrói um conto clássico já existente?

●        O reconto insere aspectos relacionados ao mar e à realidade local, mas mantendo aproximação com o conto original?

●        O reconto mantém as partes mais essenciais do conto original?

●        O reconto apresenta mudanças do conto original de modo criativo?

●        O texto está estruturado como uma narrativa e usa recursos de linguagem que lhe conferem características literárias?

 

2,5

Adequação linguística

●        O enredo do texto (introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho) foi apresentado de maneira clara?

●        Os recursos linguísticos selecionados (uso especial de palavras, emprego da pontuação, modos de referência) contribuem para criar o "clima de encantamento"?

Marcas de autoria

2,0

●        A narrativa está organizada para encantar, prender a atenção do leitor?

●        A narrativa está organizada de modo a surpreender o leitor por meio de interferências surpreendentes do conto original?

●        O título do reconto motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

●        O reconto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação etc.)?

 

1.1.1 As colagens para o reconto não serão tomadas como objeto de seleção. Entretanto, sugere-se que nessa atividade o professor possa orientar os estudantes para se expressarem dentro do tema da seleção e tendo em mente o texto criado pela turma, orientando-os quanto aos cuidados com a apresentação visual, criatividade, organização espacial e acabamento da produção.

1.1.2 As colagens para o reconto deverão ser produzidas livremente no espaço disponível de folha de papel sulfite A4, papel sulfite A3, A4 ou cartolina, na cor branca, utilizando como materiais: diferentes tipos de papéis, pedaços de tecidos, algodão, palitos, lantejoulas, glitter, sementes, grãos, serragem, folhas secas, recortes de revistas, fotografias etc.

1.1.3 A Comissão Julgadora Municipal poderá solicitar outra colagem caso se observe que não há relação entre o reconto e a colagem enviados.

 

1.2 Quadrinha (3º ano)

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Ipojuca: um mar de inspiração"

1,0

●        A quadrinha se reporta, de forma singular, a algum aspecto do mar (peculiaridades locais, sons, cores, cheiros, formas…)?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

●        A quadrinha "brinca" com palavras, diverte e encanta o leitor?

●        O conteúdo e a linguagem poética utilizada pelo autor constroem uma unidade de sentido?

2,5

Adequação linguística

●        O texto apresenta e usa adequadamente recursos poéticos, como:

○        Organização em estrofe de quatro versos?

○        Efeitos sonoros: o ritmo está bem marcado? O 2º e o 4º versos rimam?

Marcas de autoria

2,0

●        O texto expressa um olhar peculiar e lúdico sobre o mar e a realidade local para sensibilizar, provocar, inquietar, fazer pensar, brincar com o leitor?

●        O título da quadrinha motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

●        A quadrinha segue as convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação etc.)?

●        A quadrinha rompe as convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto e da poeticidade?

 

1.3 Poema (4º e 5º anos; EJA I e II)

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Ipojuca: um mar de inspiração"

1,0

●        O poema se reporta, de forma singular, a algum aspecto do mar (peculiaridades locais, sons, cores, cheiros, formas…)?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

●        O poema apresenta um acontecimento, ou uma pessoa, ou um problema, ou uma paisagem, ou um modo de vida, ou uma peculiaridade local?

●        O texto fornece elementos para que o leitor identifique sensações, sentimentos, ideias e experiências?

●        O conteúdo e a linguagem poética utilizada pelo autor constroem uma unidade de sentido?

2,5

Adequação linguística

●        O texto apresenta e usa adequadamente recursos poéticos, como:

○        Organização em versos e estrofes?

○        Efeitos sonoros: ritmo marcado (regular ou irregular) e rimas (regulares ou ocasionais)?

○        Repetição de sons, letras, palavras ou expressões?

○        Repetição da mesma construção (paralelismo sintático)?

○        Empregos de figuras de linguagem (comparação, metáfora, personificação etc.) que promovem efeito poético?

●        Outros recursos utilizados (posição de palavras, pontuação, organização do espaço etc.) produzem efeitos estéticos apropriados?

Marcas de autoria

2,0

●        O texto expressa um olhar peculiar sobre o mar e a realidade local para sensibilizar, provocar, inquietar, fazer pensar, seduzir o leitor?

●        O(s) autor(es) expressa(m) um olhar particular sobre algo que lhe chama a atenção?

●        O texto considera diferentes leitores?

●        O título do poema motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

●        O poema segue as convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação etc.)?

●        O poema rompe as convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto e da poeticidade?

 

1.4 Memórias literárias (6º e 7º anos; EJA III e IV)

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Ipojuca: um mar de inspiração"

1,0

●        O texto se reporta, de forma singular, ao mar, à cultura e à história local?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

●        O texto aborda aspectos da cultura ou da história local (um acontecimento, um lugar, um costume etc.) que tenham relação com o mar?

●        É possível perceber que o autor fez entrevistas para recuperar lembranças de outros tempos relacionadas ao mar e ao lugar onde vive e trouxe a voz do entrevistado para o seu texto?

●        O texto resgata aspectos da localidade pela perspectiva de um antigo morador?

●        O texto deixa transparecer sentimentos, impressões e apreciações para provocar sensações, envolver o leitor e transportá-lo para a época da vivência narrada?

●        O texto está estruturado como uma narrativa e usa recursos de linguagem que lhe conferem características literárias?

●        As referências a objetos, lugares, modos de vida, costumes, palavras e expressões que já não existem ou que se transformaram reconstroem experiências pessoais vividas?

2,5

Adequação linguística

●        As memórias são narradas em 1ª pessoa como se as lembranças fossem do autor?

●        No caso de o autor recorrer à narrativa em 3ª pessoa ou a outras vozes, as marcações estão adequadamente indicadas no texto?

●        O texto está articulado de modo progressivo e articulado? Tem unidade e encadeamento?

●        O uso dos tempos verbais e dos indicadores de espaço situa adequadamente o leitor em relação aos tempos e espaços retratados?

●        Os recursos linguísticos selecionados (expressões de outras épocas, figuras de linguagem, referências a imagens e sensações etc.) contribuem para integrar o real e o ficcional na construção do estilo literário do texto?

Marcas de autoria

2,0

●        O autor elaborou de modo próprio e original as lembranças dos moradores entrevistados?

●        O autor retrata a história de uma época remota a partir do seu olhar e de vivências do entrevistado?

●        Ao escrever o texto, o autor considerou diferentes leitores?

●        O título das memórias literárias motiva leitura?

Convenções da escrita

1,5

●        O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?

●        O texto rompe convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos ou da literariedade no texto?

 

1.5 Crônica (8º e 9º anos)

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Ipojuca: um mar de inspiração"

1,0

●        A crônica se reporta, de forma singular, ao mar e a algum aspecto do cotidiano local?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

●        O texto aborda aspectos da realidade local associados ao mar?

●        Traz algum detalhe do cotidiano a partir de uma perspectiva pessoal e/ou inusitada do autor?

●        O fato narrado foi descrito de modo interessante para o leitor a que se dirige?

●        A forma de dizer do autor é constituída como a de alguém que comenta algo que lhe chamou a atenção ou o fez pensar?

●        As ideias e conteúdos apresentados contribuem para construir o tipo de crônica escolhido (política, cultural, esportiva, poética…)?

2,5

Adequação linguística

●        A situação que gerou o texto foi narrada de maneira clara e de modo a envolver o leitor?

●        Os recursos linguísticos selecionados (vocabulário, figuras de linguagem etc.) contribuem para a construção do tom visado (irônico, divertido, lírico, crítico etc.)?

●        O texto é coeso? Os articuladores textuais são apropriados ao tipo de crônica e são usados adequadamente?

Marcas de autoria

2,0

●        O autor se posiciona como alguém que quer surpreender o público para o qual escreve, com um olhar próprio e peculiar sobre algo cotidiano e conhecido?

●        As ideias e conteúdos apresentados estão organizados para seduzir, fazer refletir, mobilizar, criar cumplicidade com o leitor?

●        Ao escrever o texto, o autor considerou diferentes leitores?

●        O título da crônica motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

●        O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação), levando em conta o leitor construído no texto?

●        O texto rompe convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto?

 

 

1.6 Relato de Prática

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Delimitação do tema e contextualização do foco do relato

2,5

●        O relato explicita o foco temático escolhido e destaca um aspecto singular do percurso vivenciado?

●        O relato expõe o planejamento geral do projeto pedagógico e localiza o tema de reflexão nesse percurso?

●        O relato contextualiza o foco temático selecionado, justificando sua relevância no desenvolvimento do trabalho realizado e em relação a outros relatos de prática sobre o mesmo  gênero (reconto, quadrinha, poema, memórias literárias, crônica)?

Autoria e sustentação da reflexão desenvolvida

3,0

●        O relato apresenta e articula um posicionamento próprio em relação ao tema selecionado?

●        O relato desenvolve e sustenta a reflexão central, trazendo exemplos, explicações, ações desenvolvidas, analogias, comparações?

Análise e reflexão

3,0

●        O relato faz uma análise e reflexão sobre o tema, estabelecendo relações entre os diferentes aspectos da prática pedagógica, os desafios e as ações realizadas?

●        O relato analisa e questiona as ações desenvolvidas, discutindo contribuições e implicações sobre o gênero trabalhado (reconto, quadrinha, poema, memórias literárias, crônica)?

Convenções da escrita

1,5

●        O relato apresenta as ideias de modo claro, coeso e coerente?

●        O relato atende às convenções de escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?

 

2 Dos critérios de desclassificação

 

2.1.1 Os trabalhos deverão ser de autoria dos estudantes e, no caso dos relatos de prática, dos professores. Não serão aceitos textos de autoria comprovadamente atribuída a outras pessoas ou de natureza apelativa.

2.1.2 Serão desclassificadas as produções que não corresponderem ao gênero indicado para a etapa/ano/modalidade.

2.1.3 Serão desclassificadas as produções textuais que não abordarem o tema da seleção.

2.1.4 Serão desclassificadas as produções textuais que não obedecerem às disposições de tamanho/extensão destas estabelecidas no item 3.2.9.

2.1.5 Serão desclassificadas as produções redigidas de modo manuscrito (ver item 3.2.22).

2.1.6 A submissão de mais de 1 (um) texto por categoria tornará a inscrição da unidade de ensino, na referida categoria, nula (ver item 3.2.16).

 

ANEXO II – TERMO DIGITAL DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE TEXTO, IMAGEM E VOZ

 

●       Nome do estudante:

 

●       Dados do responsável

○       Nome:

○       CPF:

○       Telefone:

 

(   ) AUTORIZO o uso do texto, da imagem e da voz do estudante por mim identificado, em todo e qualquer material entre fotos, vídeos e documentos, para serem utilizados pelo II FESTIVAL LITERÁRIO  DO IPOJUCA — FLIPOJUCA, bem como pela Secretaria de Educação do Ipojuca, sejam esses materiais destinados à divulgação ao público em geral. A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso em todo o território nacional e no exterior, das seguintes formas: (I) folder de apresentação; (II) anúncios em revistas e jornais em geral; (III) home page; (IV) cartazes; (V) mídia eletrônica (painéis, vídeo-tapes, televisão, cinema, programa para rádio, hipermídia, Internet, entre outros); (VI) redes sociais; (VII) publicação em livro. Por esta ser a expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso acima descrito sem que haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem do estudante ou a qualquer outro.

 

(   ) NÃO AUTORIZO o uso do texto, da imagem e da voz do estudante por mim identificado, em todo e qualquer material entre fotos, vídeos e documentos, para serem utilizados pelo II FESTIVAL LITERÁRIO  DO IPOJUCA — FLIPOJUCA, bem como pela Secretaria de Educação do Ipojuca, sejam esses materiais destinados à divulgação ao público em geral.

 

 

 

ANEXO III - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO RECONTO – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL / GÊNERO TEXTUAL: RECONTO

 

UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES (Produção colaborativa! Digite os nomes de todos os estudantes envolvidos na produção):

INFANTIL:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DO RECONTO:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

ANEXO IV - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO RECONTO – 1º E 2º ANOS

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: RECONTO

 

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES (Produção colaborativa! Digite os nomes de todos os estudantes envolvidos na produção):

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DO RECONTO:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

ANEXO V - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DA QUADRINHA – 3º ANO

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

                      ENSINO FUNDAMENTAL – 3º ANO / GÊNERO TEXTUAL: QUADRINHA

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DE QUADRINHA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

  

ANEXO VI - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO POEMA – 4º E 5º ANOS

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – 4º e 5º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: POEMA

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DE POEMA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

ANEXO VII - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO POEMA – EJA I E II

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – EJA I E II / GÊNERO TEXTUAL: POEMA

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DE POEMA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

ANEXO VIII - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS – 6º E 7º ANOS

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – 6º e 7º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: MEMÓRIAS LITERÁRIAS

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

ANEXO IX - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS – EJA III E IV

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – EJA III E IV / GÊNERO TEXTUAL: MEMÓRIAS LITERÁRIAS

 

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

ANEXO X - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DA CRÔNICA – 8º E 9º ANOS

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – 8º e 9º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA

 

         UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DA CRÔNICA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

ANEXO XI - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO RELATO DE PRÁTICA

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

PROFESSOR / GÊNERO TEXTUAL: RELATO DE PRÁTICA

 

 

        UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DO RELATO DE PRÁTICA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 


[1] É importante observar que o total de avaliadores da Comissão Julgadora Escolar seja um número ímpar para evitar situações de empate caso haja necessidade de votação

[2] Nas unidades de ensino em que houver turmas de Educação Infantil e dos 1º e 2º anos, a Comissão Julgadora deverá observar que será selecionado 1 (um) texto para a categoria Reconto Educação Infantil mais 1 (um) texto da categoria Reconto 1º e 2º anos, totalizando 2 (dois) textos. Da mesma forma, nas unidades de ensino em que houver 6º e 7º e também turmas da EJA I e II, a Comissão Julgadora Escolar deverá observar que será selecionado 1 (um) texto da categoria Memórias 6º e 7º anos mais 1 (um) texto da categoria Memórias EJA I e II, totalizando 2 (dois) textos. A mesma orientação deve ser seguida pelas unidades em que haja turmas dos 8º e 9º anos e da EJA III e IV.

 

[3] Solicitamos que as produções textuais e colagens selecionadas pela Comissão Julgadora Escolar permaneçam sob os cuidados da equipe gestora até que sejam finalizadas as etapas de publicação do livro para eventuais necessidades de reenvio dos materiais.

 

[4] Para a produção das colagens, o professor deverá distribuir folhas sulfite A4 totalmente em branco, isto é, sem cabeçalhos, timbres, carimbos ou textos de qualquer natureza.

[5] Ver Anexos III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X e XI.

[6] O total de avaliadores da Comissão Julgadora Municipal será um número ímpar para evitar situações de empate caso haja necessidade de votação.

[7] A data será divulgada em tempo oportuno.

[8] O cronograma de visitas às unidades de ensino pela Gerência de Arte e Cultura para a realização das atividades do II Flipojuca será divulgado em tempo oportuno.

[9] As datas serão divulgadas em tempo oportuno.

[10] A data e o horário específicos do lançamento do livro serão divulgados em tempo oportuno.

 

 

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