EDITAL Nº 06 DE 20 DE ABRIL DE 2023
CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
1. DISPOSIÇÕES INICIAIS
1.1 A Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca - SME-Ipojuca, torna público o Edital Nº 06/2023 para submissão de artigos que farão parte do livro, intitulado: “Educação Integral: a formação humana em suas múltiplas dimensões”. Os artigos deverão ser escritos versando os seguintes pressupostos: Políticas Educacionais, Educação Integral, Vivências e Experiências Docentes, bem como, Práticas que foram, são ou serão relevantes para a Rede Municipal de Ensino. Esta iniciativa da SME-Ipojuca,está em consonância com as Diretrizes do Programa de Governo Municipal, o Plano Municipal de Educação, o Plano Estratégico da SME-Ipojuca, o Currículo Referência do Ipojuca, a Política de Formação Continuada de Professores e Demais Profissionais da Educação da Rede Municipal do Ipojuca e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, especificamente em seu objetivo número quatro, que visa “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. O presente edital tem o objetivo de reconhecer, apoiar, valorizar e dar visibilidade às pesquisas e/ou boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca, que tenham gerado ações transformadoras no contexto educacional, estimulando a escrita científica e colaborando para as ações práticas que são realizadas nas escolas municipais. Além dos artigos serem escritos versando sobre os pressupostos supracitados é necessário que dialoguem com os seguintes eixos temáticos:
I - Formação docente e Formação Humana;
II - Tecnologias Educacionais;
III - Projetos, Práticas e Saberes Docentes (Disciplinares, Profissionais, Curriculares e Experienciais);
IV - Políticas Educacionais e Currículo.
1.2 Cada autor(a) é responsável por observar as ementas de cada Eixo Temático presentes no (Anexo II), com a finalidade de vincular corretamente o seu artigo à proposta do livro.
1.3 Os artigos selecionados serão publicados como capítulos de livro no segundo semestre letivo.
1.4 O(a) autor(a) principal receberá 01 livro impresso e um certificado de autor(a).
1.5 Em caso de mais de um(a) autor(a) no artigo selecionado permanecerá a mesma informação do item 1.4, salvo apenas o certificado para todos os(as) coautores.
2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições acontecerão única e exclusivamente por meio do link: (https://forms.gle/xY5mQ5vHv8HZCRb86), compreendendo o período apresentado no Cronograma (anexo I) deste edital. As inscrições realizadas por outros meios serão desconsideradas.
2.2 Poderão participar professores, técnicos educacionais, pedagogos, analistas educacionais, coordenadores, gestores escolares e qualquer outro profissional da Educação da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca.
2.3 Os candidatos deverão se responsabilizar pelos dados inseridos na ficha de inscrição, em caso de informações inverídicas comprovadas pela comissão serão automaticamente desclassificados.
3. DA SUBMISSÃO
3.1 O artigo deverá dialogar diretamente com o título do livro: “Educação Integral: a formação humana em suas múltiplas dimensões”.
3.2 O artigo deverá ser enviado no ato da inscrição realizada pela pelo link disposto item 2.1.
3.3 Os arquivos devem ser enviados sem identificação nominal dos(as) autores(as) para serem avaliados de forma imparcial. O arquivo deve ser nomeado apenas com o título do artigo.
3.4 Os artigos precisam obrigatoriamente ter apenas o CPF do autor principal conforme template disponibilizado no (ANEXO III).
3.5 O arquivo da submissão deve estar em formato PDF. Arquivos enviados em outros formatos serão desconsiderados.
3.6 Cada autor(a) poderá submeter até dois artigos, 1 (um) como autor(a) principal e 1 (um) como coautor(a).
3.7 Apenas o autor(a) principal fará a inscrição e submeterá o artigo e indicará no ato da inscrição o quantitativo de coautor(a), limitado a 2 (dois) coautores e seus respectivos CPF’s.
3.8 Os artigos que forem selecionados ou não, receberão uma resposta por e-mail com uma justificativa, conforme cronograma (ANEXO I).
3.9 Não será admitida a substituição ou alteração do artigo enviado. Os autores(as) devem cumprir todos os prazos estabelecidos no cronograma.
4. DOS ARTIGOS E DA FORMATAÇÃO
4.1 Serão selecionados até 12 artigos para compor o livro: “Educação Integral: a formação humana em suas múltiplas dimensões”.
4.2 Os artigos deverão ser inéditos. Não podem terem sido submetidos e nem publicados por nenhum outro meio bibliográfico e/ou em periódicos.
4.3 Os artigos deverão ser escritos na Língua Portuguesa com no mínimo de 10 páginas e máximo 12 páginas em folha A4 incluindo as referências. Artigos fora deste padrão estarão desclassificados e não serão analisados.
4.4 Os artigos deverão ser estruturados com a seguinte formatação: Fonte “Times New Roman”; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem - superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm.
4.5 As citações (NBR 10520/2002) e as referências (NBR 6023/2018) deverão obedecer às regras da ABNT.
4.6 Os artigos deverão seguir o template (Anexo III) disponível no SEI e compor os seguintes aspectos:
a) Título do Artigo;
b) Eixo Temático (de acordo com o item 1.1);
c) Identificação do autor principal (CPF);
d) Introdução;
e) Discussão teórica sobre o tema;
f) Metodologia;
g)Resultados da pesquisa e seus desdobramentos sobre a realidade;
h) Considerações Finais,
i) Referências.
5. DA AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
5.1 Todos os artigos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica da Secretaria de Educação do Ipojuca e membros externos.
5.2 Os artigos serão avaliados a partir do que está descrito nos itens 4.2, 4,3, 4,4, 4,5 e 4,6 e as notas serão compostas e classificadas por critérios atendidos entre “Atende”, “Não atende”, e “Parcialmente”, os quais cada critério será avaliado individualmente formando um valor total de Pontuação/Peso compreendido de 0 (zero) à 10 (dez).
5.3 Os avaliadores analisarão os artigos com base nos seguintes critérios, a seguir:
CRITÉRIOS |
AVALIAÇÃO |
PONTUAÇÃO (PESO) |
TÍTULO É compreensível e conciso, reflete o conteúdo? Apresenta-se em consonância com o título do livro? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
0,50 |
EIXO TEMÁTICO Está dialogando fielmente com o eixo de pesquisa proposto a partir da temática? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
0,50 |
INTRODUÇÃO Apresenta e contextualiza o tema, a delimitação do problema, a justificativa, os objetivos e a metodologia da pesquisa, assim como a estrutura do artigo? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
2,0 |
DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA Apresenta a teoria que fundamenta o estudo, trazendo os principais conceitos sobre o tema a partir da visão de autores de relevância na área? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
2,0 |
METODOLOGIA Apresenta a classificação e o método de pesquisa, descrevendo os instrumentos e os procedimentos adotados no estudo? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
1,5 |
RESULTADOS DA PESQUISA E SEUS DESDOBRAMENTOS SOBRE A REALIDADE Apresenta os principais resultados alcançados no desenvolvimento do estudo, trazendo dados e informações sistematizadas que contribuam para o atendimento dos objetivos propostos? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
1,5 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresenta as principais considerações sobre o estudo, sintetizando os aspectos mais relevantes da pesquisa, assim como os resultados obtidos? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
1,0 |
REFERÊNCIAS Apresenta corretamente todas as referências citadas no texto de acordo com as NBR 10520/2002) e (NBR 6023/2018) da ABNT? |
( ) Atende ( ) Não atende ( ) Parcialmente |
1,0 |
5.4 Cada artigo será analisado por três avaliadores, tendo a nota final a média aritmética das avaliações.
5.5 Como critérios de desempate: média aritmética de três dos critérios avaliativos – Discussão teórica sobre o tema, Metodologia, Resultados da pesquisa e seus desdobramentos sobre a realidade. Caso permaneça o empate será utilizado o critério de relevância no contexto educacional de Ipojuca.
5.6 Estarão aptos a compor o livro “Educação Integral: a formação humana em suas múltiplas dimensões”, os artigos que alcançarem as doze notas mais elevadas.
5.7 Após a análise dos artigos dentro do prazo expresso no Cronograma, os autores selecionados serão comunicados através de e-mail e convidados para tratar das próximas etapas de publicação e lançamento do livro.
6. DAS COMISSÕES
6.1 Esta chamada pública para submissão de artigos que comporão o livro:“Educação Integral: a formação humana em suas múltiplas dimensões”, será composta por três equipes de trabalho, que compreenderá a seguinte organização:
a) Equipe de Coordenação
Edvaldo da Silva Medeiros |
Secretário Executivo de Educação |
José Walmilson do Rêgo Barros |
Coordenador da GEFOC |
Noberto Francisco de Barros Júnior |
Coordenador da Diretoria de Gestão Educacional |
b) Equipe Organizadora
Drayton José da Costa |
Diretor da DPMA |
Francisco José Amorim de Brito |
Secretário Municipal de Educação |
Iêda Alves da Silva Mariano |
Diretora de Gestão Educacional |
Karla Cristian da Silva |
Diretora de Desenvolvimento de Ensino |
Valdilene Valdice de Santana |
Coordenadora do CEMEP |
José Edson dos Santos Júnior |
Gestor Escolar |
c) Equipe Técnica Científica
Ana Cleide da Silva |
Gerente da Educação Infantil |
Ana Célia Feitoza Guimarães |
Pedagoga - SEDUC |
Anderson da Silva Matos |
Coordenador da GEJA |
Cristiane Montarroyos Umbelino |
Membro Externo - Doutoranda/UFPE |
Eleta de Carvalho Freire |
Membro Externo – Doutora/CE - UFPE |
Elisângela Maria da Silva |
Coordenadora Pedagógica |
EvanaIzabely Ribeiro de Souza |
Analista Educacional/Técnica em Língua Estrangeira |
Jailson Jorge Cardoso |
Coordenador Pedagógico |
Juliana Pereira Lemos |
Analista Educacional/Técnica em Língua Portuguesa |
Lívia Câmara Machado Feitosa |
Membro Externo - Doutora/UFPE |
Luana Cândido dos Santos |
Membro Externo - Doutoranda/PRODEMA/UFPE |
Marilene Vieira Barbosa |
Membro Externo Doutoranda/PRODEMA/UFPE |
Maurílio Mendes |
Membro Externo – Doutor/ UFRPE |
Patrício Rinaldo |
Membro Externo – Doutorando/UNICENTRO |
Tércio de Lima Amaral |
Membro Externo – Doutor/UFPE |
Thiago Pereira Francisco |
Analista Educacional/Técnico em História |
Vanice Santiago Fragoso Selva |
Membro Externo – Doutora/ PRODEMA/UFPE |
Wellington Lins de Souza |
Coordenador da GEFOC |
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 Caso seja identificada antes, durante ou após a realização do Edital nº 06/2023 Chamada Pública para Submissão de Artigos, a não observância das disposições contidas no presente edital, os artigos submetidos serão excluídos, inclusive da publicação. Também não será expedido qualquer tipo de certificado e/ou declaração.
7.2 Os/As autores/as, ao submeterem seus artigos na Plataforma de Gestão SEI para participar do Edital nº 06/2023 - Chamada Pública para Submissão de Artigos, cedem automaticamente os direitos autorais com exclusividade e em caráter irrevogável e gratuito a SME-Ipojuca, não consistindo em qualquer remuneração aos mesmos. A SME-Ipojuca poderá publicar os artigos, desde que com menção aos(às) respectivos(as) autores(as), no formato digital ou impresso, nos seus periódicos físicos e digitais ou em outras publicações/plataformas a seu critério.
7.3 Os artigos publicados no livro a partir deste Edital nº 06/2023 - Chamada Pública para Submissão de Artigos, não poderão ser publicados pelo/s autor/es por quaisquer meios (impresso ou digital) sem a anuência da SME-Ipojuca, detentor dos direitos de publicação com exclusividade.
7.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe de Coordenação e demais equipes do processo.
7.5 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Ipojuca, 20 de abril de 2023.
FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO
Secretário Municipal de Educação do Ipojuca
ANEXO I
CRONOGRAMA
ATIVIDADES DO EDITAL |
DATAS |
Publicação do Edital |
20/04/2023 |
Inscrições e Submissão dos Artigos |
20/04 à 25/05/2023 |
Avaliação dos artigos |
26/05 à 02/06/2023 |
Envio dos pareceres por e-mail de aceite ou não aceite e convocação dos(as) autores(as) com artigos aprovados |
05 à 07/06/2023 |
Encontro com os(as) autores(as) dos artigos aprovados (o local será informado por e-mail) |
15/06/2023 |
Diagramação do livro |
16/06 à 30/06/2023 |
Impressão do livro |
Julho |
Previsão de Publicação e Lançamento do livro |
Segundo semestre/2023 |
ANEXO II
EMENTAS DOS EIXOS TEMÁTICOS
a) FORMAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO HUMANA
Perspectiva histórico-cultural com foco na escola, na cultura, na arte, na estética e em suas relações com a formação humana e a ação docente do professor e seus desdobramentos numa perspectiva da formação inicial e continuada de professores; práticas de ensino como co-formadora (ênfase na relação escola/afetividade); desenvolvimento estético de professores/as e alunos/as; reflexões conceituais e metodológicas pautadas nos pressupostos teóricos e práticos. Relação professor-aluno; relações afetivas.
b) TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Desafios e as possibilidades que surgiram durante o processo de ensino e aprendizagem por meio do uso de diferentes recursos e ferramentas tecnológicas como: Metodologias Ativas, Ensino Híbrido, Aplicativos, Software, entre outros. O uso das TIC’s e TDIC’s e suas contribuições para o processo de desenvolvimento das ações didáticas e pedagógicas no espaço escolar.
c) PROJETOS, PRÁTICAS E SABERES DOCENTES
Projetos pedagógicos e integradores, práticas de ensino referentes à formação de professores e a relação teoria e prática no cotidiano escolar, saberes docentes necessários: disciplinares, profissionais, curriculares e experienciais. Opapel do professor. Planejamento do processo de ensino e aprendizagem: discutindo paradigmas, Avaliação da aprendizagem - perspectivas em diálogo.
d) POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO
Currículo, diversidade e Justiça Social; Didática e Multiculturalidade. Ensino e Legislação Educacional, Pautas de Políticas: Públicas, Sociais, Culturais na Contemporaneidade. Formas de organização do conhecimento escolar e implicações sobre os processos didáticos e curriculares; Atos de currículo e formação; Currículo e inovação pedagógica; Políticas de currículo e desdobramentos no campo didático. Política de Educação Inclusiva nas perspectivas de um acolhimento com igualdade e equidade.
ANEXO III
MODELO DE ARTIGO (TEMPLATE)
TÍTULO DO ARTIGO
(Colocar em caixa alta, tamanho 14, centralizado)
EIXO TEMÁTICO
(Colocar em caixa alta, tamanho 12, centralizado)
CPF DO AUTOR(A) PRINCIPAL
(Colocar em caixa alta, tamanho 12, centralizado)
1 - Introdução (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até duas laudas)
Apresentar e contextualizar o tema, a delimitação do problema, a justificativa, os objetivos e a metodologia da pesquisa, assim como a estruturação do artigo com base em materiais e métodos dos autores consultados, deve ser clara e concisa a fim de permitir a reprodução do trabalho e provocar de forma crítica e analítica a curiosidade dos leitores.
2 - Discussão teórica sobre o tema (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até cincos laudas)
Apresentar a teoria que fundamenta a pesquisa, trazendo os principais conceitos sobre o tema a partir da visão dos autores/teóricos de relevância na área buscando construir uma relação prática com a sala de aula. Nesta seção, são apresentados os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o assunto abordado, através da análise de autores.
A discussão teórica consiste na relação na seleção de leituras que referenciam o assunto abordado no estudo através da interpretação, discussão e diálogo com os autores da área em questão, orientando para análise e interpretação dos dados coletados na pesquisa e objetivando o embasamento e servindo de comparação com trabalhos já consagrados.
3 - Metodologia (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até uma lauda)
Apresentar a classificação e o método de pesquisa, descrevendo os instrumentos e os procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa.
4 - Resultados da pesquisa e seus desdobramentos na realidade (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até duas laudas)
Apresentar os principais resultados que foram alcançados no desenvolvimento do estudo, trazendo dados e informações sistematizadas que contribuam para o atendimento dos objetivos propostos.
5 - Considerações finais (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até uma lauda)
Apresentar as principais considerações sobre o estudo, sistematizando os aspectos mais relevantes da pesquisa, assim como os resultados obtidos. O processo de discussão dos resultados tem a finalidade de mostrar as relações existentes entre os dados, ou soluções, obtidos no desenvolvimento do trabalho. Neste momento, deve-se interpretar, criticar, justificar, dar ênfase aos resultados encontrados e compará-los com resultados anteriores apresentados na introdução deste documento. Cabe também neste espaço a argumentação.
6. Referências
Apresentar corretamente t
odas as referências citadas no texto de acordo com as NBR(10520/2002 e 6023/2018) da ABNT.
Exemplos:
MATTHIESEN, S. Q. O atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Editora, 2004.
BECKER JÚNIOR, B; TELOKEN, E. A criança no esporte. In: MACHADO, A.A. Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais na psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura Editora, 2008, p. 17-34.
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