Consulta Pública do Currículo Referência da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

           

         O Currículo Referência do Ipojuca apresentada nessa consulta é apenas uma proposta inicial, a ser discutida amplamente com a sociedade e os profissionais da Educação, dando continuidade as ações decorrentes dos anos 2018/2019. Essa foi desenvolvida por uma equipe de educadores, que se basearam em estudos de diversos currículos vigentes e nas contribuições advindas das formações continuadas promovidas pela Secretaria de Educação do Ipojuca, em consonância com o documento normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco, para elaborar uma proposta curricular que busque a qualidade e equidade na Educação do município.

         Essa versão será aprimorada a partir das suas contribuições na Consulta Pública, a fim de continuar proporcionando a construção coletiva de um Currículo que expresse o desejo da sociedade ipojucana.

           A consulta pública será realizada em duas etapas distintas e complementares: na primeira etapa serão analisados os TEXTOS INTRODUTÓRIOS e, em seguida, será disponibilizado o ORGANIZADOR CURRICULAR por etapas e áreas de conhecimento.

Participe, sua contribuição faz à diferença!

  

      Está aberta a 1ª ETAPA da Consulta Pública da Versão Preliminar dCurrículo Referência da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Ipojuca/PE, disponível do dia 12/05/2020 a 31/05/2020 por meio dos links que seguem:

   

I. TEXTO INTRODUTÓRIO DO DOCUMENTO CURRÍCULO REFERÊNCIA

 1.1 Percurso de Construção e Marcos Legais do Documento

 1.2 O Currículo e a Educação Integral

1.3 Princípios Norteadores do Documento

 1.4 A Perspectiva de uma Educação Inclusiva

 1.5 Processos de Ensino e Aprendizagem

 1.6 Avaliação da Aprendizagem

1.7 A Alfabetização, o Letramento e os (Multi)Letramentos em todas as áreas do  Conhecimento

 1.8 Competências e Habilidades

 1.9 Critérios Orientadores

1.10 Temas Contemporâneos Transversais e Integradores

 

II. TEXTO INTRODUTÓRIO DAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

1.11 Modalidades da Educação Básica na Perspectiva Inclusiva

1.11.1 Educação Especial

 1.11.2 Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA)

 1.11.3 Educação do Campo

  

III. TEXTO INTRODUTÓRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

2. Educação Infantil

 

IV. TEXTO INTRODUTÓRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

2. Área de Conhecimento: Linguagens

 2.2 Componente Específico: Língua Portuguesa

 2.3 Componente Específico: Educação Física

 2.4 Componente Específico: Língua Inglesa

 2.5 Componente Específico: Arte

 3. Área de Conhecimento e Componente Específico: Matemática

 4. Área de Conhecimento e Componente Específico: Ciências

 5. Área de Conhecimento: Ciências Humanas

 5.2 Componente Específico: Geografia

 5.3 Componente Específico: História

 6. Área de Conhecimento e Componente Específico: Ensino Religioso

  

Outras informações sobre a Consulta Pública do Currículo Referência da Educação Infantil de do Ensino Fundamental, entre em contato pelo e-mail: curriculoipojuca@educacao.ipojuca.pe.gov.br.