ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  

COMO FICA ORGANIZADA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM IPOJUCA?

 

A BNCC, e consequentemente o Currículo da Educação Infantil do Ipojuca, parte do princípio da indissociabilidade entre o brincar, cuidar e educar, e do olhar para a criança como ser integral que se relaciona com o mundo a partir do seu corpo em vivências concretas com diferentes parceiros e em distintas linguagens.

Portanto, na organização do Currículo da Educação Infantil foram considerados dois grandes eixos: Interações e Brincadeiras, tomando como base os princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

 

ESTRUTURA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras) proposto pela BNCC, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver:

 

 

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

 

Na perspectiva da integração entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os campos de experiências – organização intercomplementar, por excelência – fundamentam importantes processos das crianças que terão continuidade e progressão nas demais etapas da Educação Básica, quando serão tratados em Áreas de Conhecimento.