ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

COMO FICA ORGANIZADO O ENSINO FUNDAMENTAL EM IPOJUCA?

 

O Currículo de Referência do Ipojuca para o Ensino Fundamental está alinhado às duas principais normativas para a etapa: a BNCC e o Parecer CEB/CNE nº 11/2010. Uma de suas concepções é a valorização de habilidades e competências que devem ser trabalhadas ao longo dos anos no ensino fundamental.

Para os anos inicias do ensino fundamental, se dá ênfase no trabalho articulado com as experiências na Educação Infantil e a valorização das situações lúdicas de aprendizagem. Já nos anos finais, o foco precisa ser na ampliação dos conhecimentos, com desafios de maior complexidade, dando outro significado para as aprendizagens dos anos iniciais, fortalecendo a autonomia dos adolescentes.

O documento do Ipojuca manteve a estrutura básica da BNCC e do Currículo de Pernambuco, com a separação em:

- Áreas de Conhecimento e suas Competências Específicas;

- Componentes Curriculares e suas Competências Específicas;

- Organizador Curricular.

 

ESTRUTURA DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ÁREAS E DE COMPONENTES

 

Cada área de conhecimento estabelece competências específicas, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos. Essas competências explicitam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.

Nas áreas que abrigam mais de um componente curricular (Linguagens e Ciências Humanas), também são definidas competências específicas dos componentes (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Geografia e História) a ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo dessa etapa de escolarização.

As competências específicas possibilitam:

Articulação horizontal entre as áreas de conhecimento, perpassando todos os componentes curriculares;

- Articulação vertical refere-se à continuidade/progressão das experiências dos estudantes entre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, considerando suas especificidades.

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos – que, por sua vez, são organizados em: